As “Novas” Bandas Que Você Nunca Ouviu: Heaven’s Basement

Por: Felipe Martinho

Caro leitor e amante do Rock N’ Roll, como eu havia prometido na semana passada, a cada segunda-feira brindarei vocês com um texto meu, seja falando sobre alguma banda “nova”(relativamente desconhecida do público brasileiro) ou algum álbum “injustiçado” (que não foi aclamado pelo público ou pela crítica).

Hoje falarei do Heaven’s Basement, uma sensacional banda de hard rock/heavy metal que pratica um som de excelente qualidade, bom gosto e qualidade. Formada em 2008, na cidade de Manchester, a banda originalmente contava com a seguinte formação: Ritchie Hevanz (vocais), Sid Glover ( guitarra e vocais), Jonny Rocker (guitarra) e Rob Randell (Baixo) Chris Rivers (bateria), lançando seu primeiro EP homônimo.

Particularmente, tive contato com a banda desde o seu início, neste mesmo ano eu havia lido na revista Roadie Crew um resenha sobre este EP. Elogios e exageros a parte da matéria, fiquei mais do que curioso para conferir o trabalho destes ingleses, que eram comparados a grandes nomes do hard rock mundial como o Guns N’ Roses, Skid Row, Cinderella e afins.

Como um bom curioso que sou, fui atrás de algum material deles no Youtube e encontrei um vídeo da música “Executioner’s Day”. Confesso que fiquei eletrificado e fascinado com a performance e o som da banda, e, mais impressionado com o fato de que no mesmo ano de sua fundação o Heaven’s soltar um material tão seguro e consistente.

Esse EP tinha umas cinco músicas e o som praticado pela banda era basicamente um apanhado de grandes bandas do hard rock dos anos 70 e 80 como Tesla, The Cult, Led Zeppelin, Guns n’Roses, AC DC e afins.

A única coisa que me irritava era o timbre vocal de Richie Hevanz, forçando tanto nos falsetes e drive, numa ânsia de soar como o Axl Rose, Sebastian Bach que, na minha cabeça eu achava que a banda ficaria bem melhor sem ele. Passado alguns anos, pesquisei novamente sobre a banda nas plataformas musicais, descobri que da formação original só restaram o guitarrista Sid Glover e o baterista Chris Rivers que eles haviam assinado um contrato com a Red Bull Records.

Reduzidos a um quarteto, com a adição do vocalista Aaron Buchanan e do baixista Rob “Bones” Ellershaw, eles lançaram seu primeiro álbum “Filthy Empire” em 2013. Foi nessa época que eu voltei a ouvi-los a assiduamente, gostando muito mais com o vocal do Aaron, que caiu como um luva no som da banda, deixando o Heaven’s com mais personalidade, distantes do hard rock clichê e mais orientados para um som mais moderno, pesado e com mais personalidade.

Algo que me chamou a atenção foi que as composições ficaram mais elaboradas e
consistentes, com refrões mais poderosos e com mais apelo. O fato de Aaron não ser o típico vocalista de hard rock, limitado e reduzido a um truque só ajudam muito. Músicas deste debut álbum como “Fire, Fire”, “Nothing Left To Lose”, “ Lights Out In London” e “Can´t Let You Go”,soam matadoras, sofisticadas e fazendo a banda soar como uma banda dos dias de hoje.

Infelizmente, a banda se reformulou novamente, com outra troca de vocalista, atualmente, quem assume o microfone é o primeiro vocalista da banda Asking Alexandria, Danny
Wordsnop.

Vi esses dias um vídeo de Danny cantando com a banda, confesso que ficou muito diferente, seu timbre vocal remete mais algo de Southern Rock, lembrando o Kaleb Followill (Kings Of Leon) e ainda não sei o que será do futuro do Heaven´s.

Mais uma vez, vou deixar alguns links de vídeos da banda, para que vocês conheçam melhor a banda e tirem suas próprias conclusões.

FIRE FIRE:

NOTHING LEFT TO LOSE:

LIGHTS OUT TO LONDON:

CAN’T LET YOU GO:

 

SOBRE O AUTOR 

10811_806075462807133_3029078760333746201_n

 Felipe Martinho

 27 anos, formado em História pela PUC, e vocalista do Saigon Saints. Atualmente cursa Design Gráfico na Escola Panamericana de Arte e Design.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s