As “Novas” Bandas Que Você Nunca Ouviu: Gran Magus

Por: Felipe Martinho

Peço licença a você, caro leitor e amante do bom e velho Rock N’ Roll, para te dar uma das piores notícias que você receberá na sua vida, infelizmente, nosso gênero morrerá. Digo isso, num sentido literal, afinal de contas, todos os membros de todas as bandas mais cultuadas estão chegando entre a casa do 50 a 70 anos, ou seja, os roqueiros estão entrando na “melhor idade”.

Se tornando idosos, muito provavelmente, os mesmos não terão mais condições físicas para turnês, dentre outras atividades que exijam a disposição de décadas atrás. Pontuado esse fato, isso não significa, que os signos e ideais do rock vão morrer, muito pelo contrário, enquanto houver rebeldia, liberdade, paixão e uma criança descobrindo bandas como Rolling Stones, Sex Pistols, Metallica e afins, nosso gênero se manterá pulsando.
Tenho como objetivo neste breve texto mostrar e apontar para você, caro leitor, as bandas “novas” que quase ninguém conhece, o resultado das minhas escavações e descobertas, a minha saída de um lugar comum e mostrar todo um novo universo existente repleto de possibilidades sonoras. Eu espero que você goste e silencie aquela velha pergunta “O ROCK MORREU?!”

Inicio o meu primeiro texto falando do Grand Magus, um sensacional power trio formado por Janne “JB” Christoferson (vocal e guitarra), Mats “Fox” Skinner (baixo e backing vocal) e Ludwig “Ludde” Witt (bateria) que pratica um som potente, pesado e vigoroso. Originários de Estocolmo, estes suecos iniciaram suas atividades em 1996, momento o qual o Stoner Rock/Doom Metal estava se estabelecendo enquanto gênero, juntamente com os também suecos do Spiritual Baggers e outras bandas um pouco mais antigas como o Monster Magnet, Fu Manchu e Cathedral.

Um fato interessante é a riqueza e o ecletismo dos suecos dentro do rock e da música extrema, mesmo tendo o ABBA e o Europe como representantes de amplo reconhecimento internacional, a música sueca não se restringe apenas a estes dois nomes. Existem outras bandas maravilhosas vindas de lá, como o The Hellacopters, Backyard Babies, Soilwork, Arch Enemy, In Flames, Hardcore Superstar, Crashdiet, bem a lista é extensa e falarei de algumas delas mais pra frente.

Voltando ao Grand Magus, o diferencial deles é o distanciamento de temáticas usuais e sonoras do Stoner Rock, ficando mais próximos do Doom Metal, isso fica evidente nas influências explícitas da banda (Rainbow, Deep Purple, Black Sabbath, Uriah Heep e levemente o Metallica na época do Black Album) e nas temáticas medievais e fantasiosas das letras e das capas dos álbuns, ou seja, a banda segue uma linha mais Heavy Metal tradicional, com o instrumental “colado” na voz. A alternância, o dinamismo e a extensão vocal de Janne é algo impressionante, cantando de forma encorpada, já a timbragem e coesão dos instrumentos são elementos para o nosso deleite, infelizmente, em certos momentos o som fica clichê demais e levemente batido, mas isso não tira o mérito e o brilho do Gran Magus em nenhum momento.

A banda possui oito álbuns lançados até o momento, sendo o último, “Sword Songs”, lançado em maio deste ano pela Nuclear Blast, eu indico os álbuns “Wolf’s Return” (2005) “Hammer of the North”(2010) e “The Hunt”(2012), como fundamentais para se conhecer a banda. Faixas como “Kingslayer”, “Nine” e a faixa título “Wolf’s Return” mostram o melhor momento da banda no primeiro álbum citado, já em “Hammer” a banda soa menos visceral e com timbragens mais graves e mais previsível que o usual, mas há ótimos momentos como a faixa “At Midnight They’ll Get Wise”, no último álbum mencionado “The Hunt” a banda dosa suas experiências anteriores com o seu penúltimo álbum e o único pela Roadrunner Records.
Até a próxima!

Conheça o som:
AT MIDNIGHT THEY’LL GOT WISE https://www.youtube.com/watch?v=SgRs9sLnkt8

 

 

 SOBRE O AUTOR 

10811_806075462807133_3029078760333746201_n

 Felipe Martinho

 27 anos, formado em História pela PUC, e vocalista do Saigon Saints. Atualmente cursa Design Gráfico na Escola Panamericana de Arte e Design.
Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Wander disse:

    Super bacana o artigo! Valeu pelas dicas de rocknroll!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s